quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Dicas importantes para um feedback

Todos gostam de saber como está o desempenho profissional; o que precisa melhorar, o que está bom, o que é realmente bom, entre outras coisas. Dar um feedback aos colaboradores é extremamente importante para que eles possam desenvolver suas funções com excelência e satisfação.


Seguem algumas dicas para que o feedback seja assertivo:

1 - O primeiro passo é conversar de uma forma agradável. Para muitos colaboradores, ser chamado para um feedback causa uma certa tensão. O modo como o gestor conduzirá a conversa será fundamental para que o colaborador receba o feedback com maior tranquilidade.

2 -  Ter argumentos plausíveis e baseados em fatos verídicos é o segundo passo. Feedbacks formulados em "achismos" não trazem bons resultados.

3 - Escolha o momento certo para conversar. Um feedback feito no calor da emoção pode gerar uma discussão desnecessária, mas se feito tardiamente não trará resultados satisfatórios. Nem tarde, nem cedo demais. 

4 - Não exponha a "figura" do colaborador. Exemplos e citações feitos diante de toda a equipe são altamente constrangedores. Ao dar um feedback, é importante conversar a sós com o colaborador. 

5 - Feedback não é puxão de orelha, muito menos uma condecoração. Fale o que tiver que ser dito, moderando sempre o rigor e a exaltação. Excessos não são bem-vindos em feedbacks.




#FicaaDica

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial