Os contribuintes que possuem uma única fonte de renda poderão deixar de entregar a declaração do imposto de renda em 2014. Por enquanto, esta decisão só é válida para pessoa física. Com isso, a declaração será preenchida previamente pela Receita Federal e apresentada a esses contribuintes que confirmarão ou não os dados contidos no documento, como os valores recebidos do empregador.
Além disso, a Receita Federal anunciou a criação da malha fina para pessoas jurídicas. A malha fina é o banco de dados do Fisco, onde são armazenadas as declarações que apresentam inconsistências após os diversos cruzamentos realizados pelos sistemas informatizados do Fisco.
Hoje, já é possível, por exemplo, com dados das notas fiscais eletrônicas, cruzar informações sobre subfaturamento e omissão de receitas. Sendo assim, é possível fazer auditorias eletrônicas, disse Barreto, por meio dos valores de compra e assim estimar as receitas do contribuinte. Se a Receita detectar irregularidades, a empresa será chamada a se regularizar.
Fonte: Fenacon
Até mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário