quarta-feira, 21 de março de 2012

Eles sonham grande e ficam nas pequenas

Salário alto, benefícios, chance de crescimento e o status de trabalhar numa empresa mundialmente famosa enchem de sonhos a cabeça de quase todo trabalhador. Conquistar tudo isso, porém, é para poucos. São as micro e pequenas empresas (MPEs) que oferecem a maior parte dos postos de trabalho do país.
Os empreendimentos com no máximo quatro funcionários foram responsáveis por 85,9% dos 118.895 empregos formais gerados em janeiro, conforme levantamento feito pelo Sebrae, com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Para o diretor comercia e sócio da Green Gold Engenharia, Carlos Augusto Damasceno, o melhor caminho para um profissional pode não estar nas grandes corporações - que, segundo o último levantamento da Cia de Talentos, tem Google, Petrobras e Unilever ocupando as primeiras posições no que se refere ao sonho dos jovens no Brasil.
Ele afirma que as oportunidades de crescimento profissional dentro das pequenas e médias empresas são maiores. "Como a quantidade de trabalhadores é menor, um só funcionário fica responsável por uma diversidade de tarefas, e a chance de se destacar é maior", diz.
Entretanto, Damasceno, que tem MBA em empreendedorismo para pequenos negócios, frisa que há vantagens oferecidas também nas grandes corporações, como a maior visibilidade no mercado e o aperfeiçoamento em uma função específica. "Agora, eu sou mesmo a favor do empreendedorismo", ressalta o empresário, que é formado em direito e já trabalhou em grandes empresas de telefonia no país.
Equilíbrio. O especialista em gestão de pessoas e coordenador do curso de administração da faculdade IBS da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Alexandre Ferreira Rolim, ressalta que o momento de decidir em qual tipo de empresa ingressar requer análise do seu perfil e de qual caminho o profissional quer seguir. "Se o jovem puder, o ideal é mesclar o trabalho numa empresa de grande porte e numa menor. Assim, ele vai vivenciar experiências diversas, desenvolver habilidades diferentes", diz.
Força
Predominância. As empresas com no máximo quatro funcionários geraram 102.111 empregos em janeiro deste ano, 85,9% do país, participação maior que em igual mês de 2011, 69%.

Fonte: Brasil Economico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial