A figura de um maestro talvez seja a que melhor define o que é um bom líder corporativo. Aos dois cabe a tarefa de tirar o melhor de cada um de seus comandados, fazendo com que o resultado final seja harmonioso. Aos dois também cabe a dura tarefa de manter seu pessoal motivado, de forma a render sempre o máximo e sempre buscar se superar.
Dados estatísticos ajudam a entender a importância da motivação. Uma pesquisa da The Gallup Organization aponta que se as empresas nos Estados Unidos conseguissem aproximadamente 18 minutos a mais de produtividade de cada funcionário por dia, o PIB americano cresceria US$ 355 Bilhões - duas vezes o PIB da Grécia. "Um resultado parecido pode ser obtido em qualquer ambiente organizacional", diz Janaina Manfredini, consultora e especialista em treinamento de executivos.
Ainda segundo ela, uma corporação com um bom líder pode extrair 5% a mais de produtividade de cada colaborador gerando resultados espetaculares. "Para isso o líder deve exercer liderança com o desenvolvimento contínuo, a superação de obstáculos, foco, ação, feedback e aprendizado constante. Este conhecimento pode ser adquirido e aprimorado sempre", diz.
Existem muitos fatores que desmotivam os funcionários, mas boa parte das insatisfações é em relação à gerência. Sendo de responsabilidade dos líderes o bom andamento do ambiente corporativo, cabe a eles então, rever alguns conceitos e transformar a relação com sua equipe.
E por que será que os funcionários se demitem? "Muitas vezes eles não pedem demissão de sua empresa e sim de seu chefe", alerta Ricardo Piovan, consultor organizacional e autor do livro "Resiliência - como superar as pressões e adversidade no trabalho". Ele explica que existem três insatisfações básicas que os líderes das organizações devem ficar atentos. São elas:
1. Salário não compatível - Quando um colaborador recebe o salário não condizente ao seu cargo, ele considera este processo uma grande injustiça, pois alguém está ganhando em cima dos seus esforços e, normalmente, o pensamento é que seu líder está sendo beneficiado e ele não.
2. Falta de reconhecimento e expectativa de crescimento na organização - A grande maioria das pessoas deseja alcançar escalões mais altos na organização, tanto para satisfazer suas necessidades financeiras como para ter o sentimento que seus esforços estão sendo recompensados. Se ele perceber que esta possibilidade é remota, seja pela falta de reconhecimento do seu chefe ou porque a empresa não oferece esta prerrogativa, o funcionário inicia um processo de busca desta possibilidade em outras empresas.
3. Conflitos com a liderança decorrentes de cobranças: É nato do ser humano participar de grupos, seja na família, no clube, ou no time de futebol. Não conseguimos viver sozinhos e a companhia é um fator importante para a sobrevivência. Não queremos só viver em grupo, queremos viver em harmonia, e normalmente a pressão e a cobrança por resultados rápidos impede que o ambiente corporativo tenha esta harmonia que desejamos, gerando ai a insatisfação.
Além dessas três, o consultor lista mais algumas insatisfações dos funcionários:
- Muitas reuniões e pouca prática;
- Metas inatingíveis;
- Falta de treinamento;
- Impossibilidade de errar;
- Falta de Feedback ou Feedback mal executado.
Fonte: Canal Executivo
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