sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Mudar é preciso


Mudar é uma atitude necessária em todos os campos da vida. Apesar de sua importância, muitos profissionais ainda apresentam resistência a este importante processo,e isso é uma das principais causas de resultados limitados conquistados por empresas que estão em processo de fusão, por exemplo.



Eduardo Carmello, diretor da Entheusiasmos, aponta 3 tipos de profissionais resistentes à mudanças. São eles:

1 - Aqueles que resistem para não perder vantagens conquistadas

Para estes profissionais, mudar significa ter mais trabalho para fazer, aumento da responsabilidade. Estes, resistem pois acreditam que a mudança é uma ameaça aos seus interesses. Para solucionar este impasse, é preciso que estas pessoas realmente sintam que podem perder tudo que conquistaram.


2- Aqueles que não entendem as razões da mudança e o que precisa ser feito

Neste caso, é preciso considerar a hipótese de que o gestor não explicou o processo com exatidão. Quando as pessoas não compreendem o processo de mudança (como será, o que acontecerá com a empresa, o que cada um deverá fazer...), elas resistem. Uma comunicação mais direta e pessoal pode mudar este quadro.

3 - Aqueles que tem medo 

O medo de não conseguir fazer o que foi designado faz com que muitas pessoas resistam a mudanças. Muitas vezes, as pessoas resistem por acreditar que não possuem as habilidades necessárias para desempenhar certas funções. Cursos e treinamentos são as melhores alternativas para conquistar estes profissionais.

Cabe aos gestores de pessoas identificar em quais destes perfis seus colaboradores se enquadram e buscar alternativas que beneficiarão todos, sem que isso afete negativamente a empresa.

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial