sexta-feira, 1 de junho de 2012

Sucesso no mundo virtual exige dedicação das MPEs

Ingressar no comércio virtual não é simplesmente criar um site e esperar receber pedidos dos clientes. Para aqueles que já têm um negócio físico, é quase como abrir uma filial. Incentivos para adentrar neste meio não faltam. Existem no Brasil 8 milhões de internautas e até 2016 a utilização desta ferramenta deverá crescer 26%. Com o poder aquisitivo da classe C aumentando, o acesso à internet irá se ampliar cada vez mais.

Dos internautas atuais, 20% já fizeram sua primeira compra pela web. Só no ano passado, esta modalidade comercial faturou R$ 18,7 bilhões e a expectativa de faturamento para 2012 é de cerca de R$ 25 bilhões. E quem deve impulsionar este mercado são as startups e micro e pequenas empresas, garantiu Giancarlo Nicola Zaccaria, gerente de produtos da Universo Online (UOL). Ele foi um dos palestrantes em Londrina do Ciclo MPE, evento promovido pela Câmara e-net que orienta micro e pequenos empresários a ingressarem no comércio eletrônico.

''Cases'' como o de um pequeno sebo de livros usados do Rio Grande do Sul animam ainda mais os micro e pequenos empresários. O sebo, que faturava R$ 7 mil mensais com a loja física, hoje chega aos R$ 70 mil com as vendas on-line. Só entre 3 horas e 4 horas, uma gigante de artigos esportivos realiza mais de 100 vendas. Isso durante a semana.

Fonte: FolhaWeb

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