Para Adriana Gomes, coordenadora do núcleo de estudos em desenvolvimento de pessoas da pós-graduação da ESPM, mudar este cenário exige dedicação do empreendedor. “É difícil construir relacionamentos, porque as pessoas são muito cobradas com resultados e acham que o tempo conversando é perdido”, diz.
Segundo ela, são atitudes simples do cotidiano, como uma conversa atenta, que têm o poder de mudar este panorama. “As pequenas e médias empresas têm oportunidades melhores ainda de rever e otimizar processos, mas vai exigir do empresário não só conhecimento do negócio. Tem que começar a trabalhar bem com gente”, diz Adriana. Para ajudar nesta tarefa, veja as dicas da especialista e melhore de vez o clima de trabalho na sua empresa.
1. Pronto para o feedback
Escutar. Este é o primeiro passo para desenvolver um bom relacionamento
entre os funcionários. “A escuta ativa é realmente uma ferramenta
importante. O feedback
é um processo que exige autoconhecimento do gestor e o interesse dele
com a equipe”, explica. Estabeleça um vínculo com seus colaboradores e
aprenda a ouvir para saber o que na empresa pode ser melhorado.Segundo Adriana, muitos empreendedores e executivos se dizem dispostos a ouvir, mas, quando a pessoa vai até eles, não dão a atenção que deveriam. “Os executivos ficam inconformados porque se acham abertos, mas ficam digitando enquanto a pessoa está ali falando. Tem de mostrar atenção. Não adianta aparentar interesse se não tiver de fato”, conta.
Ser pequeno ajuda
O objetivo de uma empresa é dar lucro. Por isso, a cobrança por resultados pode acabar ofuscando o desenvolvimento pessoal e comportamental. “É difícil construir relacionamentos, porque as pessoas são muito cobradas com resultados e acham que o tempo conversando é perdido. Mas, as pequenas empresas têm oportunidades melhores de rever e otimizar os processos”, explica. Aproveitar, portanto, que a empresa é menor é importante para melhorar o clima. “O pequeno empresário tem que começar a trabalhar bem com gente, porque tem linha de comunicação muito mais direta”, diz.
3. Comunique-se
Não basta aproveitar a proximidade com a equipe, é preciso estabelecer
uma comunicação clara e objetiva. Para Adriana, a comunicação é
essencial para construir um bom relacionamento. “Alguns empresários
sofrem do mal da arrogância e por serem donos acham que não precisam
aprender nada. Eles colocam os colaboradores em processos e se excluem.
Quando o negócio começa a falhar, percebe que precisa se desenvolver
como gestor de pessoas e não só de processos”, explica a professora.
Seja com um mural ou com uma newsletter, é interessante manter um canal
com os funcionários para alinhar objetivos e expectativas.
4. Negocie para resolver conflitos
Quando o clima já está em uma situação crítica, os conflitos começam a
surgir. Neste momento, os empreendedores devem usar a negociação para
resolver sem afetar negativamente a equipe. “Ninguém está livre de
errar. A questão é o que você faz a partir do seu equívoco. Tenha
humildade para reconhecer o seu erro e não empurre-o para todos”,
explica.Fonte: Exame.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário