As ideias e a criatividade têm uma coisa que
chamamos na área de auditoria de "valor intangível". Uma obra de arte
tem um "valor intangível" que transcende qualquer recurso financeiro. O
mesmo acontece com as boas ideias, os produtos, serviços e as
iniciativas que despertam o interesse dos consumidores. Pessoas ou
empresas criativas possuem esse valor diferenciado, que pode se
transformar em notáveis recursos.
Sabemos que existem vários
caminhos que levam ao empreendedorismo. Há pessoas que nascem
empreendedoras e levam essa característica por toda a vida. Outras vivem
em sociedades, ambientes ou famílias que tendem a estimular o
empreendedorismo de seus integrantes.
Mas há também aqueles que
por iniciativa, por necessidade, ou até por acidente se tornam
empreendedores. Para todos, o conhecimento, a informação e a iniciativa
são as matérias básicas para, de fato, empreender.
O grande
desafio é perceber uma oportunidade, dispor dos recursos necessários
para montar um negócio que atenda a essa condição (aí vale investir
economias pessoais, juntar-se a sócios, pedir empréstimos...), garantir a
estrutura necessária para produzir ou prestar serviços com qualidade e
colocar em prática as ideais, sejam elas criativas, ou não.
Tudo
isso sempre lembrando que é essencial aplicar uma boa gestão ao
empreendimento e às pessoas envolvidas. No campo da criatividade,
percebemos também que a inovação aplicada aos negócios, aos produtos e
serviços também é bem-vinda.
Tomando-se os devidos cuidados para
que todos esses fatores citados anteriormente sejam adotados e
aplicados de maneira adequada e segura, a probabilidade de sucesso de um
negócio aumenta significativamente.
Atualmente percebemos alguns
problemas na gestão dos empreendimentos: os empreendedores às vezes
demoram a colocar em prática boas ideais que podem transformar seus
negócios; o planejamento e gestão ainda não são os mais adequados para
garantir a perenidade dos negócios; pouco se investe na boa capacitação e
treinamento dos profissionais de apoio; os investimentos em gestão são
raros e restritos; e, talvez, falte um pouco mais de ousadia dos
empresários.
Muitas vezes, o gestor sabe que tem uma boa ideia
em mãos, mas teme fracassar ao tentar colocá-la em prática. Isso tende a
abortar o impulso empreendedor, e muitas boas ideias acabam se perdendo
por falta de ousadia.
Assim, a equação tende a ser simples e
progressiva: um bom negócio que possui uma adequada gestão, adicionado a
generosas e regulares porções de criatividade, inovação e disposição
calculada e responsável ao risco fatalmente tenderá a resultar em uma
receita de sucesso, garantindo prosperidade ao empreendedor e ao
empreendimento. Sabemos que nada é assim tão simples, mas, com vontade e
criatividade, também não é impraticável.
Fonte: Brasil Econômico
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