De uma atividade artesanal e caseira para um site de venda virtual em dois anos. Com o lançamento de um espaço de comercialização este mês, a designer carioca Danielle Gandarillas, da empresa A Feira, consolida uma trajetória consistente, que começou com a formalização como Empreendedora Individual em agosto de 2009.
Prata, ouro e aplicações com fibra de bananeira, um resíduo danoso da produção, são algumas das matérias-primas usadas na confecção de peças como brincos, colares, pulseiras e anéis. Encomendas exclusivas, sugestões para modificar o que está à venda, pequenos consertos, reaproveitamento de joias antigas são algumas das possibilidades do site, estruturado para vendas em todo o país. Como charme extra, a designer incluiu a opção de presentes personalizados cruzando informações como idade e até o signo de quem vai receber a joia.
O Empretec, curso oferecido pelo Sebrae para potencializar as características empreendedoras, foi o ponto de virada para Danielle. “Senti um choque de realidade porque eu tinha apenas uma ideia, um sonho. Nunca tinha ouvido falar, por exemplo, de plano de negócios. A partir deste treinamento, comecei a me estruturar e um ano depois fiz o registro como Empreendedor Individual".
Formalização A formalidade também ajudou a abrir as portas para o Programa Shell Iniciativa Jovem, que tem parceria com o Sebrae no Rio de Janeiro. Como empresa incubada, Gandarillas teve um treinamento de administração e conquistou, pelo plano de negócios apresentado, um prêmio de R$ 10 mil reais, no final do ano passado, verba que foi investida no site, e agora em julho o Selo ‘Empreendimento Sustentável”.
“O conhecimento dá uma percepção mais precisa do negócio e de como a administração tem que ser cuidadosa. Antes, vendia minhas peças em várias lojas, cada uma com uma margem de lucro diferente. O controle era difícil e eu ainda acumulava todas as tarefas”, reconhece.
Terceirizar funções, como a confecção de embalagens, hoje por conta das costureiras do projeto “Construindo Ideias”, do Dona Marta, comunidade da zona sul carioca, controle preciso do estoque e fortalecimento de vínculos com os fornecedores são citados pela designer como exemplos de amadurecimento empresarial.
“Agora, tenho tudo sob controle, mas estou pensando em uma sociedade até para facilitar os meus planos como ampliar a parceria com grupos produtivos e fazer do site um espaço multimarcas. A experiência começou com os colares de Negra Batista, uma artesã que faz um trabalho maravilhoso com linhas e foi muito bem aceito. Quero abrir espaço para outros talentos”, completa Gandarillas.
Regina Mamede
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