Para o especialista, a construção de um bom site é fundamental, e ele deve contemplar as linguagens do consumidor e a do Google. "Hoje, 96% das buscas são feitas pelo Google", justificou. Segundo Portare, com um pouco de pesquisa, o empresário descobrirá formas de linguagem que lhe darão um espaço privilegiado no site de buscas. O consultor ainda destacou como importantes, entre as ferramentas digitais disponíveis atualmente, o Twitter e o Facebook.
Independentemente do porte do negócio, acrescentou, é importante manter um bom site, "com missão definida" (por exemplo, divulgar marca e remeter o internauta a uma loja virtual). Para otimizar recursos, sugeriu que a pequena e média empresas aproveitem o "quem somos" para fazer o institucional da marca. Portare lembrou do exemplo da Camisetas da Hora. Concebida como loja física, a empresa multiplicou o seu negócio por 20 com auxílio da loja virtual.
Segundo o consultor, com R$ 1 mil é possível viabilizar a criação de um comércio eletrônico. "Há plataformas livres e grátis, ou pagas", disse. Ele ressaltou ser fundamental ter alguém para sanar dúvidas por telefone e providenciar os selos de segurança.
Entre as dicas para não iniciados, o especialista também recomenda pesquisas no YouTube sobre como montar um comércio eletrônico, e cursos oferecidos pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Como advertência principal, Portare destacou o cuidado que as empresas devem ter com o marketing feito por meio de e-mails. "É uma ferramenta interessante. Mas não faça spam. O seu cliente vai odiar você", sentenciou.
A utilização do marketing tradicional para pequenos negócios do varejo também foi abordada pelo especialista. Ele enfatizou que há alternativas para a pouca verba dessas empresas. A promoção de eventos de relacionamento com a clientela (pessoas físicas ou jurídicas), com apoio dos fornecedores, é uma delas. Parcerias semelhantes também tornam viáveis treinamentos para os funcionários, com bons reflexos nas vendas.
Diário do Comércio
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