terça-feira, 23 de agosto de 2011

Marketing digital para pequenos

Os empresários de pequeno e médio portes não podem se descuidar do marketing digital. Mas é necessário saber escolher a melhor ferramenta – e,  se não tiver tempo de administrá-la, é melhor não tê-la. A avaliação partiu do consultor e professor de marketing e liderança da Fundação Getúlio Vargas de Jundiaí, Junior Portare, em palestra durante a Office PaperBrasil Escolar, que termina dia 25 no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na Capital paulista. 
 
Para o especialista, a construção de um bom site é fundamental, e ele deve contemplar as linguagens do consumidor e a do Google. "Hoje, 96% das buscas são feitas pelo Google", justificou. Segundo Portare, com um pouco de pesquisa, o empresário descobrirá formas de linguagem que lhe darão um espaço privilegiado no site de buscas.  O consultor ainda destacou como importantes, entre as ferramentas digitais disponíveis atualmente, o Twitter e o Facebook. 
Independentemente do porte do negócio, acrescentou, é importante manter um bom site, "com missão definida" (por exemplo, divulgar  marca e remeter o internauta a uma loja virtual). Para otimizar recursos, sugeriu que a pequena e média empresas aproveitem o "quem somos" para fazer o institucional da marca. Portare lembrou do exemplo da Camisetas da Hora. Concebida como loja física, a empresa multiplicou o seu negócio por 20 com auxílio da loja virtual. 
 
Segundo o consultor, com R$ 1 mil é possível viabilizar a criação de um comércio eletrônico. "Há plataformas livres e grátis,  ou pagas", disse. Ele ressaltou ser fundamental ter alguém para sanar dúvidas por telefone e providenciar os selos de segurança. 
 
Entre as dicas para não iniciados, o especialista também recomenda pesquisas no YouTube sobre como montar um comércio eletrônico, e cursos oferecidos pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). 
Como advertência principal, Portare destacou o cuidado que as empresas devem ter com o marketing feito por meio de e-mails. "É uma ferramenta interessante. Mas não faça spam. O seu cliente vai odiar você", sentenciou.
 
A utilização do marketing tradicional para pequenos negócios do varejo também foi abordada pelo especialista. Ele enfatizou que há alternativas para a pouca verba dessas empresas. A promoção de eventos de relacionamento com a clientela (pessoas físicas ou jurídicas), com apoio dos fornecedores, é uma delas. Parcerias semelhantes também tornam viáveis treinamentos para os funcionários, com bons reflexos nas vendas.


Diário do Comércio

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