Roubos de senhas estão cada vez mais comuns na internet. Desconfie de e-mails supostamente enviados por entidades bancárias
É preciso ter cada vez mais cuidado com e-mails e links desconhecidos na internet: o golpe de phishing – roubo de senhas bancárias e de cartões – está cada vez mais presente na web, segundo pesquisa do CERT.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil), órgão ligado ao Comitê Gestor da Internet.
O levantamento aponta que o número de notificações de páginas falsas de bancos apresentou um aumento de 45% entre julho e setembro deste ano, na comparação com o mesmo período de 2010.
Os cavalos de troia – programas utilizados para furtar informações e credenciais de acesso a serviços on-line – cresceram 18%. O órgão ainda constatou aumento das notificações sobre ataques a servidores web no terceiro trimestre deste ano, sendo que esse tipo de crime mais que dobrou frente ao ano anterior.
No comparativo com o segundo trimestre deste ano, houve aumento de 16% no número de notificações de páginas falsas de bancos e sites de comércio eletrônico. No caso dos cavalos de troia, houve queda de 9% no mesmo período.
As notificações de incidentes contabilizaram mais de 100 mil casos entre julho e setembro deste ano, o que corresponde a um avanço de 152% frente ao mesmo período de 2010.
Apesar do aumento na passagem anual, em relação ao segundo trimestre deste ano observa se uma queda de 21% no número de notificações de incidentes.
Fonte: NIC.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário