Ver sua empresa crescer é um dos principais objetivos dos empresários. Diante das oscilações da economia, o quê é preciso fazer para alcançar este objetivo? Para o professor Luis Lobão, da Fundação Dom Cabral, é preciso fazer a empresa crescer de forma sustentada e sustentável. “Só empresas excepcionais conseguem pensar seu crescimento antes que ele seja necessário”, afirma Lobão.
Lobão afirma também que para garantir o crescimento das empresas é preciso estar preparado para agir em situações críticas e principalmente, ter capacidade para enxergar as mudanças antes que elas se tornem óbvias demais. Há três fatores que não podem ser esquecidos:
1- Planejamento
Antes de mais nada, é preciso concentração em um plano, definir missões, valores, comportamentos e atitudes. "Ter um plano não significa engessar a empresa, mas ter um alinhamento com todos", cita Lobão. O professor recomenda também uma análise dos ambientes interno e externo, pensar em meios para melhorar a produtividade e estruturar o crescimento.
2- Passo-a-passo
Avaliar os colaboradores, os processos estabelecidos e o projeto financeiro são os primeiros passos rumo ao crescimento. Estabelecer um bom modelo de governança é um passo importante nesse processo. "Muitas pequenas empresas ainda não pensam nisso, mas, para ter acesso a capital e investidores, precisa apresentar um bom modelo de governança”, ressalta o professor.
3- Cuidados
Para garantir o crescimento de qualquer empresa, os gestores precisam tomar alguns cuidados importantes. O desvio de foco e a arrogância são os maiores vilões. “O inimigo está dentro das organizações. O primeiro fator de perda de crescimento é arrogância. Antes do resultado financeiro, a diferenciação, os talentos e a relevância no mercado vão se perdendo”, afirma.
E então, prontos para crescer?
Até mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário