Novo perfil do consumidor, customização e mercado diferente e amplo.
Essas três tendências fazem parte da nova rotina dos empreendedores
ligados ao comércio. E se você não tem a menor ideia do que elas
significam, é melhor ficar preocupado.Para ajudar o comerciante, porém, o Estadão PME reuniu informações
sobre essas tendências para que o proprietário de uma pequena loja possa
não apenas estar preparado, mas também seja capaz de lucrar cada vez
mais.
Novo perfil do consumidor
Ele mudou. E um exemplo cabal disso talvez seja o fenômeno das
mamães modernas. Elas são muito detalhistas, muito exigentes e muito,
muito ocupadas.
Nas mães, todas as características comuns às consumidoras se
intensificam. Por isso, atender bem esse público é uma tarefa que exige,
sobretudo, paciência. Mas as empresas que atingem esse objetivo,
agregando conveniência e segurança no momento da compra, têm
sempre o
esforço recompensado.
Essa mudança de perfil já alterou a rotina da loja de decoração de
quartos infantis Belle Petit, fundada em 1997. As sócias Adriana Romero e
Vanessa Valle contam que, quando eram os homens que davam a palavra
final sobre os custos da decoração do quarto do bebê, as vendas eram
mais magras.
“Os pais são objetivos e não gostam de gastar muito com decoração”,
conta Vanessa. Mas hoje o cenário mudou. “Muitas mulheres vêm sozinhas
até a loja, com seu próprio dinheiro. Elas dão mais importância ao nosso
serviço e, como não precisam consultar o marido para decidir o valor da
compra, gastam mais”, afirma a empreendedora.Customização
O cliente quer ser cada vez mais diferente, diferenciar-se por
meio das suas compras. Por isso, pense em vender itens restritos, quase
personalizados. Se o comerciante souber usar essa característica como
argumento de venda, o sucesso atualmente é quase garantido.
Com tecidos variados, pingentes e tiras, Priscila Callegari, por exemplo, crioucriou acessórios que
podem ser acoplados aos calçados, criando modelos novos a cada
aplicação. Nascia assim, em 2008, a Ciao Mao.
Compras populares
Outra alternativa interessante para quem já tem ou pretende
abrir um comércio é apostar na internet - mais do que isso, apostar na
internet com foco nas classes populares.
O aumento de renda da população das classes C e D, observado nos
últimos anos no País, provoca atualmente uma nova onda de consumo, desta
vez, pela internet. E os pequenos e médios empresários têm tudo para
aproveitar o momento para aprimorar – e até mesmo desenvolver – suas
plataformas de vendas online. O resultado será um só: ampliação das
vendas e, como consequência, do faturamento do seu empreendimento.
Os números são animadores. Oito em cada dez internautas
brasileiros pertencem ao que se convencionou chamar de ‘nova classe
média’. Trata-se de uma fatia da população que, segundo dados do
instituto de pesquisas Data Popular, movimenta R$ 378 bilhões em
salários anualmente e que compra pela web tudo aquilo que até então não
podia.
Fonte: Estadão.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário