segunda-feira, 16 de julho de 2012

Smartphone pode ajudar no orçamento

Registrar cada gasto numa planilha -do cafezinho à geladeira- é o que os planejadores financeiros recomendam como primeiro passo para organizar o orçamento. Mas, do momento do gasto à hora de registrá-lo, alguns gastos escapam e é neles que podem estar as "goteiras".
Para evitar esse problema, um aliado tecnológico pode ajudar: os aplicativos de finanças pessoais, modalidade que a engenheira Marcela Villamonte, 27, escolheu para organizar o orçamento.
Durante quatro meses, ela usou um app e descobriu onde estava o furo nos gastos.
A partir daí, diminuiu as saídas para bares e restaurantes com amigos, que estavam pesando nas contas.
Há vários tipos de aplicativos -gratuitos e pagos- com diversas funcionalidades.
"Vejo que substitui com facilidade o caderninho. O aplicativo ajuda na disciplina, porque não tem desculpa para dizer que esqueceu de anotar", diz o educador financeiro Mauro Calil.
Mas é preciso ficar atento na hora de escolhê-lo: a dica de Calil é optar pelo mais simples e agradável de mexer, pois, em geral, o que o usuário precisa é controlar receitas e despesas. E verificar se a linguagem é acessível.
Segundo César Caselani, da FGV-SP, o aplicativo ajuda, mas é preciso lembrar dele na hora de tomar decisões. "A questão é o que a pessoa vai fazer na hora da compra. Vai lembrar dessa planilha?"
Há também aplicativos de bancos, que permitem serviços como transações bancárias e localização de agências e aqueles que mostram cotações de ações e que permitem operar no mercado.
 
Fonte: Folha de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial