Depois de traçar planos de expansão para o Nordeste, as redes de
franquias estão fazendo as malas em direção ao Norte. "As empresas da
região cresceram 61% em faturamento e 40% em número de redes, entre 2010
e 2011", diz Ricardo Camargo, diretor executivo da Associação
Brasileira de Franchising (ABF). Até 2013, marcas como CNA, UNS Idiomas e
Restaura Jeans deverão abrir, juntas, quase 40 pontos na região. Novos
shopping centers também devem atrair a abertura de negócios.
O crescimento na região é puxado pelo aumento da renda da população,
além de investimentos em projetos de industrialização e energia em
Manaus (AM) e de obras de mineração no Pará, segundo a ABF. O Norte tem
14 redes e 3,7 mil unidades franqueadas. A previsão de crescimento para
2012 é de 15%, com uma maior procura pelos segmentos de beleza, saúde e
produtos naturais. O Estado do Pará concentra a maioria dos pontos
comerciais em funcionamento, com 1,5 mil lojas.
A rede CNA, de ensino de idiomas, planeja abrir 13 novas escolas na
região em 2012, principalmente em cidades com mais de 50 mil habitantes.
A empresa tem 697 franqueadas no Brasil e 13 pontos em operação no
Norte. "Os principais locais já mapeados são Belém, Santarém, Altamira e
Castanhal (PA); Manaus e Parintins (AM), além de Boa Vista (RR),
Cruzeiro do Sul (AC), Ariquemes e Vilhena (RO)", diz o diretor de
expansão José Carlos de Souza.
A região Norte representa 1,7% do faturamento da CNA ou o equivalente a
R$ 11,5 milhões. "Queremos franqueados com afinidade no setor,
disponibilidade para se dedicar ao negócio nos primeiros meses e
formação preferencial em pedagogia ou administração." O capital inicial
para abrir a franquia é de R$ 150 mil, com prazo médio de retorno
financeiro em 18 meses.
Também do ramo de idiomas, a rede UNS, com seis unidades em Manaus e
Boa Vista, pretende abrir mais dez escolas na região até 2013, nos
Estados do Amazonas, Roraima, Rondônia, Acre e Pará. A região representa
20% do faturamento da rede.
"Iniciamos os trabalhos no Norte há mais de sete anos e já conhecemos a
logística e o treinamento adequados para a área", diz Marcel Magalhães,
presidente e fundador da UNS. "O Norte e o Nordeste representam mais de
20% do aporte que pretendemos fazer na empresa, por conta da Copa do
Mundo."
Segundo Flávio Conrad, franqueador da Restaura Jeans, de serviços para
roupas, calçados e bolsas, um dos maiores atrativos para os
empreendedores da região é o baixo investimento da franquia, de cerca de
R$ 100 mil. "Estamos ampliando o mix de produtos nas lojas para
aumentar o faturamento em 12%, por unidade." Conrad tem mais de 200
lojas e pontos licenciados em 17 Estados. Deve iniciar as inaugurações
na região Norte com duas lojas, até 2013.
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Fonte: Valor Econômico |
quarta-feira, 30 de maio de 2012
Aumento da renda valoriza o Norte do país
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