sexta-feira, 25 de maio de 2012

Micro e pequenas empresas respondem por 70% das contratações com carteira assinada em abril

O índice de criação de emprego com carteira assinada no Brasil deve às micro e pequenas empresas seu desempenho positivo no mês de abril. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), as MPEs geraram, no período, aproximadamente 70,2% dos novos postos de trabalho no país.
De acordo com os números do Caged, em abril de 2012 houve geração de 216.974 vagas formais de emprego. O valor equivale a uma expansão de 0,57% na quantidade de assalariados, em relação ao mês de março. No acumulado dos últimos 12 meses, criaram-se 1,73 milhões de postos de trabalho, com um crescimento de 4,64% do contingente.
“As micro e pequenas empresas têm mantido a média de gerar 7 a cada 10 empregos formais no Brasil, o que é uma demonstração da força desse segmento na economia brasileira”, afirma o  presidente do Sebrae, Luiz Barretto.
Do total de vagas no período, 54,4% foram fruto de contratações nos empreendimentos com até quatro trabalhadores. Em seguido lugar, destacaram-se as que empregam entre 20 e 99 pessoas, responsáveis por 8,9% dos postos de trabalho. Os negócios que possuem entre cinco e 19 trabalhadores, por sua vez,  criaram 6,9% postos.
Para efeito dessa análise, foram consideradas como micro e pequenas empresas os empreendimentos com até 99 empregados, independente do setor de atuação.

Fonte: Estadao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial