sexta-feira, 25 de maio de 2012

Executivos dão a receita para evitar alta rotatividade de funcionários

Reter empregados não tem sido uma tarefa fácil para os executivos brasileiros. Com a economia aquecida e o desemprego em queda, a dança das cadeiras se tornou requente e os empresários viram talentos irem embora. Para evitar a alta rotatividade que prejudica os negócios, a busca por instrumentos de retenção tem sido uma constante. Planos de carreira, novos desafios e melhores salários já não são as únicas alternativas. Inspire-se nos exemplos abaixo e evite que os funcionários batam cartão na empresa concorrente. Paulo Fogetti teve de lidar com a perda de bons funcionários no Brasil, apesar dos avanços da Europ Assintance no país. “Estamos buscando maneiras de driblar o turn over”, diz o diretor-geral da companhia francesa de assistência. Para se ter ideia, na Europa,a rotatividade na companhia é de 2% ao ano. Já no Brasil, a incidência é de quase 5% ao mês. O fato é que a maioria dos 1,6 mil funcionários da Europ Assintance é jovem, facilmente atraída por oportunidades de emprego em que não tenham de trabalhar aos finais de semana. “Por isso, nosso Recursos Humanos tem de ser atualizado, ativo, estar em linha com o que se pratica de benefícios e remuneração no mercado. Estamos nos adaptando para conseguir reter os colaboradores da geração Y”, afirma. “As minhas mudanças de emprego foram todas baseadas em fim de ciclos. Só sai quando já tinha cumprido o meu papel e via que não tinha como absorver mais nada”, compara o executivo que é formado em Engenharia Elétrica e Administração de empresas. Outra forma encontrada para reduzir a rotatividade na empresa foi trazer de volta à ativa profissionais de idade mais avançada. “Temos a meta de ter 15% de operadores com mais de 45 anos. Começamos isso em 2011 e tem dado certo”, comemora.
O diretor de Suprimentos do Grupo Hidrau Torque, Armindo Augusto Lopes Júnior, ao contrário, não vive o problema de alta rotatividade em sua empresa. Ele atribui a retenção dos cerca de 400 funcionários ao portfólio de benefícios oferecidos e ao fato de a empresa investir em um plano de carreira para o empregado. “Fazemos um acompanhamento do funcionário por meio do Departamento de Recursos Humanos, damos oportunidade para que façam cursos e subsidiamos parte da sua formação superior”, afirma. O próprio Lopes Júnior é um exemplo da baixa rotatividade da empresa que administra: está há 25 anos na companhia, de 32 anos. O executivo começou como office-boy e hoje é um dos sócios. “Valorizamos o funcionário de forma a que ele se sinta parte da empresa e tenha um olhar de dono”, diz o diretor da Hidrau, empresa que atua nos segmentos de distribuição de peças para equipamentos pesados, especialmente tratores. Para Rubens Augusto Júnior, presidente da Patroni Pizza, motivar o funcionário por meio do respeito é a sua receita para mantê-lo na empresa.
Por atuar em um mercado com alta rotatividade, o de alimentação, o chamado turn over gira em torno de 30% a 40% ao mês do quadro de funcionários. No entanto, na Patroni Pizza este número é de apenas 10% a 15%. Este resultado foi conquistado graças a uma pesquisa interna feita pela empresa com seus 1.500 funcionários e que, surpreendentemente, mostrou que a primeira reivindicação deles não é melhor salário mas, sim, bom tratamento do seu superior. “Isso nos surpreendeu, pois achávamos que o salário seria, pelo menos, o segundo item de maior importância para eles”, diz o executivo da rede de pizzarias, com mais de 100 unidades em todo o Brasil. O segredo do presidente da Patroni Pizzas para reter o funcionário, especialmente de um segmento em que os salários são baixos, é formar equipes criando laços de respeito com os colaboradores. “Tenho funcionários que foram treinados por mim há 20 anos e continuam na empresa”, ilustra. Lopes Júnior, da Hidrau, também pensa assim. “Não é o melhor salário que vai segurar o funcionário, o ambiente e o reconhecimento valem muito mais.” ¦
 
 
Fonte: Brasil Econômico

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