quarta-feira, 9 de maio de 2012

Para pequenos negócios, é hora de pesquisar taxas

As reduções das taxas de juros nas linhas de crédito para micro e pequenas empresas devem ser pesquisadas com atenção pelos empreendedores. Na hora da negociação, vale colocar na mesa as informações financeiras da companhia para uma melhor análise de risco, negociar outros produtos e serviços, como a conta-salário dos funcionários, e até obter aprovações de crédito em bancos diferentes para estimular a concorrência entre as instituições. 
 
O movimento de corte nas taxas começou pelos bancos públicos e foi seguido timidamente pelos privados. Uma das críticas dos especialistas é que a maioria dos cortes ocorreu nas taxas mínimas, que costumam exigir não só tempo de relacionamento com o banco, mas também mais garantias das empresas (veja quadro ao lado). "De cada mil empresas que buscam as taxas mínimas, duas conseguem", afirma o professor de Sistema Financeiro Nacional da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi), Silvio Paixão. 
 
Para o analista da unidade de Inteligência de Mercado do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Luiz Ricardo Grecco, a maioria das micro e pequenas corporações utilizam mais o parcelamento de compras com o fornecedor, operação não contemplada pela queda das taxas de juros. 
 
O empresário deve lançar mão de diversas ferramentas de negociação para buscar descontos nas linhas de capital de giro, pagamento de duplicatas e de cheques ou quando o limite da conta garantida forem necessários.
 
Segundo Paixão, quem tem suas informações financeiras organizadas e relacionamento com pelo menos três bancos pode obter a aprovação de crédito nas instituições para ter maior poder de negociação na hora de discutir as taxas de juros. "Quem usa pouco o crédito tem melhores condições de negociação", afirma. 

Fonte: Diário do Comércio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial