O brasileiro está se tornando um dos usuários mais ativos do mundo em
serviços como buscas, visualização de vídeos e compras por meio de
smartphones.
A conclusão é da pesquisa "Our Mobile Planet", realizada pelo Google,
em parceria com o instituto Ipsos, em 40 países. Pela primeira vez, o
Brasil foi incluído no estudo, que ouviu mil usuários do aparelho no
país.
Embora a penetração de smartphones no Brasil, de 14%, ainda seja menor
que em países como Argentina e México, a base de usuários desses
aparelhos -de cerca de 27 milhões- já é maior que a da Alemanha.
Além disso, para determinadas funções, os brasileiros já utilizam mais o aparelho que europeus e americanos.
Segundo a pesquisa, 31% dos usuários de smartphones já fizeram alguma
compra por meio do aparelho, índice maior que o verificado entre
franceses e alemães, onde a penetração ao menos o dobro da registrada no
Brasil.
Pelo menos 80% também afirmaram que fazem pesquisa de produtos e de
serviços no celular; 66% costumam realizar as buscas dentro de uma loja
física.
"Isso representa uma mudança tremenda no processo de compra, uma
informação fundamental para as empresas", diz Peter Fernandez, diretor
de publicidade móvel do Google América Latina.
Ainda de acordo com a pesquisa, 73% dos brasileiros dizem não sair de casa sem o aparelho.
A utilização ocorre principalmente em casa e no trabalho, mas também em
restaurantes (69%), no trânsito (64%) e no transporte público (60%).
MAIS BARATO
Com a diversificação da oferta de smartphones -hoje são cerca de 160
modelos no mercado, o dobro do ano passado-, a tendência é que aumente o
número de usuários dos serviços "mobile".
"A diminuição dos preços tem tornado os dispositivos de tecnologia cada
vez mais acessíveis para o brasileiro", acrescenta Attila Belavary,
analista da consultoria IDC.
|
|
Fonte: Folha de S.Paulo |
terça-feira, 15 de maio de 2012
Brasil é destaque em compra por celular
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário